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O que faz Profissional De Relações Institucionais E Governamentais?


Quais suas atribuições, funções e rotinas diárias de um profissional Profissional De Relações Institucionais E Governamentais.


CBO: 142345


O profissional de Profissional De Relações Institucionais E Governamentais tem diversas funções: Estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, Planejar ações para promoção da imagem institucional, Identificar necessidade de recursos, Revisar planos, Detectar expectativas e necessidades, Elaborar recomendações de ações e soluções, Sugerir políticas e procedimentos de comunicação, Participar de políticas e procedimentos de comunicação, Sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários), Implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), Relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, Recomendar doações e/ou patrocínios, Subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, Negociar com partes interessadas, Participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, Mediar conflitos, Administrar conflitos entre partes, Realizar escuta ativa, Encaminhar solicitações aos responsáveis, Monitorar mídias, Dar retorno aos públicos (feed-back), Checar informações para divulgação, Estabelecer diálogo, Cobrar ações, Acompanhar atuação da concorrência, Monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, Acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), Avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, Monitorar a execução de serviços de terceiros, Monitorar contratos, Dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, Assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, Assessorar nos contatos com a imprensa, Assessorar diretoria e setores na participação em eventos, Elaborar relatórios, Redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, Negociar condições e prioridades de projetos, Representar empresa e/ou organização publicamente, Atender a auditoria interna e externa, Avaliar alternativas de soluções, Realizar estudo de viabilidade, Analisar tendências do mercado, Analisar fatores econômico-financeiros, Analisar contexto, Analisar fatores políticos e sociais, Analisar cenários, Analisar a demanda regulatória do interessado, Analisar demanda reclamatória, Analisar risco regulatório/normativo, Analisar risco político , reputacional, econômico e técnico, Dimensionar equipe, Definir perfis profissionais, Identificar necessidade de contratação de pessoal, Examinar currículos, Entrevistar candidatos, Gerenciar equipes, Delegar atribuições, Cobrar resultados da equipe, Avaliar desempenho, Detectar necessidades de capacitação profissional, Participar da formulação de políticas públicas, Elaborar estratégia de relações governamentais, Estabelecer estratégia de relação governamental, Elaborar perfis (parlamentares e autoridades), Elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados, Gerir riscos regulatórios/ normativos, Monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional, Planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo, Elaborar peças e documentos para fundamentar defesa, Sugerir proposições legislativas/normativas, Solicitar notas técnicas as áreas competentes, Mapear processo de decisão, Informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos, Organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política, Defender os interesses do representado no processo decisório, Demonstrar capacidade de liderança, Demonstrar capacidade de negociação, Demonstrar capacidade de tomar decisões, Demonstrar capacidade de abstração, Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, Demonstrar capacidade de raciocínio analítico, Demonstrar capacidade de síntese, Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, Demonstrar capacidade de flexibilidade, Demonstrar capacidade de empatia, Demonstrar capacidade de organização, Demonstrar habilidades comunicativas, Demonstrar criatividade, Demonstrar capacidade de escuta, Demonstrar visão sistêmica, Demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, entre outras funcões pertinentes ao cargo.


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