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Quais suas atribuições, funções e rotinas diárias de um profissional Gerontólogo.
CBO: 131220
O profissional de Gerontólogo tem diversas funções: Analisar indicadores de saúde, Analisar indicadores sociodemográficos, Aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...), Definir instruções de serviços internos, Adequar funcionamento da unidade assistencial às normas, Dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde, Elaborar instrumentos de avaliação, Planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores, Planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde, Planejar ações de capacitação, Planejar ações de sensibilização, Participar do planejamento de políticas públicas, Organizar fluxo de atendimento aos usuários, Estabelecer protocolos de atendimento, Estabelecer critérios para otimização de atendimento, Acompanhar processos de assistência à saúde, Implementar programas de atendimento biopsicossocial, Coordenar projetos de cunho biopsicossocial, Elaborar projetos de pesquisa, Coordenar projetos de qualidade em atendimento, Planejar eventos gerontológicos, Implementar ações de sensibilização, Elaborar relatórios, Definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos, Participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde, Avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços, Participar das discussões estratégicas para unidades de saúde, Realizar pesquisas, Aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese), Aplicar instrumentos de avaliação complementar, Monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários, Realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores, Orientar usuários, familiares e cuidadores, Orientar adaptação do ambiente ao usuário, Executar atividades socioculturais e educacionais, Discutir casos com equipe interdisciplinar, Encaminhar para outros profissionais ou equipamentos, Prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc), Estabelecer critérios de avaliação, Definir estratégias de avaliação, Avaliar resultados de campanhas, Avaliar desempenho dos profissionais, Avaliar o impacto das ações de saúde, Avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais), Verificar qualidade do atendimento, Avaliar programas implementados, Levantar custo por departamento, Levantar custo da prestação de serviços, Viabilizar captação de recursos, Dimensionar necessidade de contratação, Identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades, Identificar necessidades de capacitação e qualificação, Propor contratações e/ou demissões, Capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento, Representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais, Realizar convênios e parcerias, Participar em conselhos, Conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, Supervisionar convênios e parcerias, Prestar consultoria, Prestar auditoria, Liderar pessoas, Demonstrar iniciativa, Evidenciar capacidade crítica, Demonstrar capacidade de comunicação, Demonstrar capacidade de negociação, Demonstrar criatividade, Evidenciar acessibilidade, Demonstrar capacidade de tomar decisão, Demonstrar capacidade de administrar conflitos, Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, Demonstrar empatia, Demonstrar capacidade de observação, Contornar situações adversas, Demonstrar capacidade de comunicação não verbal, Demonstrar capacidade de escuta, Demonstrar capacidade retórica, Delegar funções, Demonstrar capacidade de administrar o tempo, Demonstrar capacidade de estabelecer vínculos, Demonstrar capacidade analítica, entre outras funcões pertinentes ao cargo.
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